PLANO DE CAMPANHA - A ERA NOVA - CONSIDERAÇÕES SOBRE O SONAMBULISMO
(PARIS, 10 DE FEVEREIRO DE 1867, MÉDIUM, SR. T..., EM SONO ESPONTÂNEO)
NOTA: Nesta sessão nenhuma pergunta prévia tinha provocado o assunto que foi tratado. A princípio o médium se havia ocupado de saúde, depois, pouco a pouco, viu-se conduzido às reflexões, cuja análise damos a seguir. Falou durante cerca de uma hora, sem interrupção.
Os progressos do Espiritismo causam aos seus inimigos um terror que não podem dissimular. No começo brincaram com as mesas girantes, sem pensar que acariciavam uma criança que devia crescer,... a criança cresceu... então eles pressentiram o seu futuro e se disseram que breve estariam com a razão... Mas, como se costuma dizer, o menino tinha vida dura. Resistiu a todos os ataques, aos anátemas, às perseguições, mesmo às troças. Semelhante a certos grãos que o vento carrega, produziu inúmeros renovos,.. para um que destruíram, surgiam cem outros.
A princípio empregaram contra ele as armas de uma outra época, as que outrora davam resultado contra as ideias novas, porque essas ideias eram apenas clarões esparsos que tinham dificuldade de vir à luz através da ignorância e porque ainda não tinha criado raízes nas massas;... hoje é outra coisa; tudo mudou: os costumes, as ideias, o caráter, as crenças; a humanidade não mais se emociona com as ameaças que amedrontam as crianças; o diabo, tão temido por nossos avós, já não mete medo: riem dele.
Sim, as armas antigas entortaram-se na couraça do progresso. É como se, em nossos dias, um exército quisesse atacar uma praça forte guarnecida de canhões, com flechas, aríetes e catapultas dos nossos antepassados.
Os inimigos do Espiritismo viram, pela experiência, a inutilidade das armas carcomidas do passado contra a ideia regeneradora; longe de o prejudicar, seus esforços só serviam para o acreditar.
Para lutar com vantagem contra as ideias do século, seria preciso estar à altura do século; às doutrinas progressistas seria necessário opor doutrinas ainda mais progressistas; mas o menos não pode vencer o mais.
Então, não podendo triunfar pela violência, recorreram à astúcia, a arma dos que têm consciência de sua fraqueza... De lobos, fizeram-se cordeiros, para se introduzir no aprisco, aí semear a desordem, a divisão, a confusão. Porque chegaram a lançar a perturbação nalgumas fileiras, cedo de mais se julgaram senhores da praça. Nem por isto os adeptos isolados deixaram de continuar sua obra e, diàriamente, a ideia abre o seu caminho sem muito ruído... Eles é que fizeram o ruído... Não a vedes atravessar tudo? nos jornais, nos livros, no teatro e mesmo na cátedra? Ela trabalha todas as consciências; arrasta os espíritos para novos horizontes; é encontrada no estado de intuição naqueles mesmos que dela não ouviram falar. Eis um fato que ninguém pode negar e que cada dia se torna mais evidente. Não é a prova de que a ideia é irresistível e que é um sinal dos tempos?
Aniquilá-lo é, pois, uma coisa impossível, porque seria preciso aniquilá-lo, não num ponto, mas no mundo inteiro; e depois, as ideias não são levadas nas asas do vento? E como as atingir? Podem-se pegar pacotes de mercadorias na alfândega. Mas, as ideias são impalpáveis.
Que fazer, então? Tentar apoderar-se delas, para as acomodar à sua vontade... Então! é o partido pelo qual se decidiram. Disseram de si para si: O Espiritismo é o precursor de uma revolução moral inevitável; antes que se realize completamente, tratemos de a desviar em nosso proveito; façamos de maneira que aconteça com ela como com certas revoluções políticas; desnaturando o seu espírito poder-se-ia imprimir-lhe um outro curso.
Assim, o plano de campanha está mudado... Vereis formarem-se reuniões espíritas, cujo objetivo confessado será a defesa da doutrina, e cujo objetivo secreto será a sua destruição; supostos médiuns que terão comunicações encomendadas, adequadas ao fim que se propõem; publicações que, sob o manto do Espiritismo, esforçar-se-ão para o demolir; doutrinas que lhe tomarão algumas ideias, mas com o pensamento de o suplantar. Eis a luta, verdadeira luta que ele terá de sustentar, e que será prosseguida encarniçadamente, mas da qual sairá vitorioso e mais forte.
Que podem os homens contra a vontade de Deus? É possível desconhecê-la ante o que se passa? Seu dedo não é visível nesse progresso que desafia todos os ataques? Nesses fenômenos que surgem de todos os lados como um protesto, como um desmentido dado a todas as negações?... A vida dos homens, a sorte da humanidade não estão em suas mãos?... Cegos!... Eles não contam com a nova geração que se ergue e que diariamente supera a geração que se vai... Ainda alguns anos e esta terá desaparecido, não deixando depois de si senão a lembrança de suas tentativas insensatas, para deter o impulso do espírito humano que marcha, marcha a despeito de tudo... Eles não contam com os acontecimentos que vão apressar o desabrochar do novo período humanitário... Sem os apoios que se vão erguer em favor da nova doutrina e cuja voz poderosa imporá silêncio aos seus detratores por sua autoridade.
Oh! Como estará mudada a face do mundo para aqueles que virem o começo do próximo século!... Que ruínas verão em sua retaguarda, e que esplêndidos horizontes abrir-se-ão à sua frente!... será como a aurora afugentando as sombras da noite;... Aos ruídos, aos tumultos, aos rugidos da tempestade sucederão cantos de alegria; depois das angústias, os homens renascerão para a esperança... Sim! o vigésimo século será um século abençoado, porque verá a era nova, anunciada pelo Cristo.
NOTA: Aqui o médium pára, dominado por indizível emoção e como que esgotado de fadiga. Após alguns minutos de repouso, durante os quais parece voltar ao grau de sonambulismo ordinário, continua:
─ Que vos dizia eu então? ─ Faláveis do novo plano de campanha dos adversários do Espiritismo; depois encarastes a era nova. ─ É isso.
Enquanto esperam, disputam o terreno palmo a palmo. Renunciaram mais ou menos às armas de outros tempos, cuja ineficácia reconheceram; agora ensaiam as que são onipotentes neste século de egoísmo, de orgulho e de cupidez: o ouro, a sedução do amor-próprio. Junto aos que são inacessíveis ao medo, exploram a vaidade, as necessidades terrenas. Aquele que resistiu à ameaça, às vezes dá ouvidos complacentes à adulação ao gosto do bem-estar material... Prometem pão ao que não o tem, trabalhos ao artesão, freguesia ao negociante, aumento ao empregado, honras aos ambiciosos, se renunciarem às suas crenças; ferem-nos em sua posição, em seus meios de existência, em suas afeições, se forem indóceis; depois, a miragem do ouro produz sobre alguns o seu efeito ordinário. Nesse número encontram-se, necessariamente, alguns caracteres fracos, que sucumbem à tentação. Há os que caem na armadilha de boa-fé, porque a mão que o manobra se esconde... Há também, e muitos, que cedem à dura necessidade, mas que não pensam menos nisto; sua renúncia é apenas aparente; vergam-se, mas para se erguerem na primeira ocasião... Outros, os que em mais alto grau têm a verdadeira coragem da fé, enfrentam o perigo resolutamente; esses vencem sempre, porque são sustentados pelos bons Espíritos... Alguns, ah!... Mas estes jamais foram espíritas de coração... preferem o ouro da terra ao ouro do céu; ficam, pela forma, ligados à doutrina e, sob esse manto, apenas servem melhor à causa de seus inimigos.., é uma triste troca que fazem e que pagarão bem caro!
Nos tempos de cruéis provas que ides atravessar, felizes aqueles sobre os quais se estender a proteção dos bons Espíritos, porque jamais esta foi tão necessária!... Orai pelos irmãos transviados, a fim de que aproveitem os curtos instantes de mora que lhes são concedidos, antes que a justiça do Altíssimo pese sobre eles... Quando virem rebentar a tempestade mais de um pedirá graça!... Mas lhes será respondido: Que fizestes dos nossos ensinamentos? Como médiuns, não escrevestes centenas de vezes a vossa própria condenação?... Tivestes a luz, e não a aproveitastes; nós vos tínhamos dado um abrigo, porque o desertastes? Sofrei, pois, a sorte daqueles que preferistes. Se vosso coração tivesse sido tocado por nossas palavras, teríeis ficado firmes no caminho do bem, que vos era traçado; se tivésseis tido fé, teríeis resistido às seduções estendidas ao vosso amor-próprio e à vossa vaidade. Então acreditastes poder no-las impor, como aos homens, por falsas aparências? Sabei, se duvidastes, que não há um só movimento da alma que não tenha seu contragolpe no mundo dos Espíritos.
Credes que seja por nada que se desenvolve a vidência em tão grande número de pessoas? que seja para oferecer um alimento à curiosidade que hoje tantos médiuns adormecem espontaneamente em sono de êxtase? Não; desenganai-vos. Esta faculdade, que há tanto tempo vos é anunciada, é um sinal característico dos tempos que são chegados; é um prelúdio da transformação, porque, como vos foi dito, este deve ser um dos atributos da nova geração. Essa geração, moralmente mais depurada, sê-lo-á também fisicamente. A mediunidade sob todas as formas será mais ou menos geral, e a comunhão com os Espíritos um estado, por assim dizer, normal.
Deus envia a faculdade de vidência nesses momentos de crise e de transição, para dar aos seus fiéis servidores um meio de desmanchar a trama de seus inimigos, porque os maus pensamentos, que se julgam escondidos na sombra dos refolhos da consciência, se repercutem nessas almas sensitivas, como num espelho e se descobrem por si mesmos. Aquele que só exala bons pensamentos não teme que se os conheça. Feliz aquele que pode dizer: Lede em minha alma como num livro aberto.
OBSERVAÇÃO: O sonambulismo espontâneo, do qual já falamos, não é, com efeito, senão uma forma de mediunidade vidente, cujo desenvolvimento era anunciado há já algum tempo, assim como o aparecimento de novas aptidões mediúnicas. É evidente que em todos os momentos de crise geral ou de perseguição, as pessoas dotadas desta faculdade são mais numerosas do que nos tempos normais. Houve-os muitos no momento da revolução; os Calvinistas das Cévènes, perseguidos como animais selvagens, tinham numerosos videntes que os advertiam do que se passava ao longe; por este fato, e por ironia, eram qualificados de iluminados; hoje começa-se a compreender que a visão à distância e independente dos órgãos pode bem ser um dos atributos da natureza humana, e o Espiritismo o explica pela faculdade expansiva e pelas propriedades da alma. Os fatos deste gênero de tal modo se multiplicaram, que já nos admiramos menos; o que outrora a alguns parecia milagre ou sortilégio, é hoje considerado como efeito natural. É uma das mil vias pelas quais penetra o Espiritismo, de sorte que, se se para uma fonte, ele surge por outras vias.
Então esta faculdade não é nova, mas tende a se generalizar, sem dúvida pelo motivo indicado na comunicação acima, mas, também, como meio de provar aos incrédulos a existência do princípio espiritual. Ao dizer dos Espíritos, ela se tornaria mesmo endêmica, o que naturalmente se explicaria pela transformação moral da humanidade, transformação que deveria produzir no organismo modificações que facilitassem a expansão da alma.
Como outras faculdades mediúnicas, esta pode ser explorada pelo charlatanismo. Assim, é bom manter-se em guarda contra a charlatanice que, por um motivo qualquer, poderia tentar simulá-la e, por todos os meios possíveis, assegurar-se a boa-fé dos que dizem possuí-la. Além do desinteresse material e moral e da honorabilidade notória da pessoa, que são as primeiras garantias, convém observar com cuidado as condições e as circunstâncias nas quais se produz o fenômeno e ver se nada oferecem de suspeito. (Revista Espírita, agosto de 1867)